segunda-feira, 31 de março de 2014

Choramos por ti, Amazônia

Por Mariana Campos 

    No século XVI, os portugueses aportaram na terra que seria futuramente o Brasil, em busca de riquezas para alimentar o comércio mercantilista vigente. Eles iniciaram esse processo com a extração do pau brasil. Começava ali a ação antrópica sobre a natureza que tem como uma de suas consequências o desmatamento de biomas de extrema importância para o equilíbrio da biosfera.



    A área brasileira que mais sofre esse tipo de ação adversa é a Amazônia, que pode não ser o pulmão do mundo, mas é a segunda maior floresta do planeta e detentora de fauna e flora únicas. A floresta é desmatada, em sua maior parte, através da derrubada ilegal de árvores que fornecem alto valor comercial, fato esse que contribuiu para o desaparecimento de aproximadamente vinte por cento da cobertura original da área. Além do fato de que muitas dessas árvores são espécimes centenárias que contribuem para o equilíbrio da vida na floresta.

   Outra forma de desmatamento sofrido pela Amazônia provém do fato da expansão da agropecuária na floresta, pois para preparar a terra para o cultivo e pastagens, os agricultores e pecuários recorrem para o uso de queimadas, que resultam em diversos problemas como a poluição do ar, apodrecimento do solo, erosão e desertificação.



    O aumento da fiscalização governamental em áreas de desmatamento ilegal já resulta em uma pequena diminuição do índice de desmatamento anual, entretanto outras medidas podem ser implementadas pelos próprios empresários como a implantação de áreas de reflorestamento. Já na tentativa de cessar o processo de destruição do solo pela agropecuária, os produtores rurais devem implementar o modo de cultivo orgânico, que consiste na produção de fertilizantes que têm como matéria prima substâncias presentes nas próprias plantas da floresta, evitando as queimadas e culminando num equilíbrio entre produtores e natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...